Quem sou eu

Minha foto
ITINGA, Vale do Jequitinhonha, Brazil

sexta-feira, 25 de março de 2011

O que é Turismo?
   Turismo constitui-se numa atividade econômica que pertence ao setor terciário e compõe se em um conjunto de serviços que se vende aos turistas.
   Estes serviços constituem-se em: vias de acesso boas e bem sinalizadas, aos locais a serem visitados, transporte, meios de hospedagem, (hotéis, pensões, campings, pesque e pague, etc), gastronomia (alimentação), locais para compras e entretenimento. Tais serviços estão necessariamente interrelacionados de tal forma que a ausência de um deles pode inviabilizar a venda ou a prestação de todos os outros.
   Turismo também é definido como um conjunto de atividades realizadas pelas pessoas durante viagens em diferentes lugares, que não o seu habitat, com a finalidade de lazer, negócios ou outros motivos.
   Fazer turismo não é só pegar as malas e viajar, é muito mais que isto, é descobrir tudo o que é interessante e principalmente tudo que é diferente daquilo que estamos acostumados a fazer, ver, ouvir, comer, etc...
   Fazer turismo é descobrir o que cada cidade, cada local visitado tem de especial, procurando não apenas monumentos e lugares históricos, mas principalmente a cultura, as festas e costumes do povo do local visitado.
   Quando viajamos, somos recebidos em outra cidade, nos chamam de turistas. O turista está em busca de algo que possa ser acrescentado à sua experiência de vida e principalmente ser bem recebido e bem tratado pela população local.
   A cidade ou local que recebe os turistas chama-se destino turístico. Seja um pesqueiro, um parque, um município a ser um destino turístico, se receber bem o turista, ele volta e traz mais pessoas.
   Receber bem o turista significa ser educado e hospitaleiro, bem como oferecer informações corretas sobre a cidade, sobre os pontos turísticos a serem visitados além de manter a limpeza e boa sinalização turística para recebê-los.
   Turismo é negócio, geração de renda e empregos diretos e indiretos, proporcionando também a interação e aproximação de pessoas de culturas e locais diferentes.
   A pesca hoje, constitui-se num atrativo turístico que leva muitas pessoas à vários destinos diferentes, desde a realização de uma grande viagem como por exemplo ao Mato Grosso ou Amazonas ou à um passeio de um dia à um pesqueiro pelo prazer de sentar-se à beira de um lago e tirar os peixes da água.
   A atividade da pesca esta relacionada ao relaxamento, ao lazer, ao sair da rotina diária, a busca do não estressar. Atualmente várias são as alternativas de pesqueiros que oferecem toda a estrutura turística necessária, não sendo preciso que nos afastemos tanto dos centros urbanos. Esta atividade constitui um grande potencial dentro do trade turístico pela facilidade de acesso a muitas propriedades, pelo baixo custo do destino turístico e o fator preponderante relaciona-se ao lazer e divertimento que a pesca proporciona.

Silvia Ludin Motta de Morais
Pós Graduação em Planejamento e Marketing Turístico- Faculdades SENAC
Professora na Universidade Bras Cubas- Mogi das Cruzes
Disciplina : Planejamento e Organização do Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário